O São Lucas Hospital realiza a CENTÉSIMA CIRURGIA ROBÓTICA com sucesso!

O Hospital São Lucas realizou no dia 13 de fevereiro de 2020 a 100ª cirurgia robótica por meio do robô Da Vinci. A técnica cirúrgica, uma das mais modernas e inovadoras da atualidade, está presente em poucos centros hospitalares do Brasil. O robô executa procedimentos cirúrgicos em várias especialidades médicas.

O centésimo procedimento foi feito em Urologia. O São Lucas foi o primeiro hospital privado de Ribeirão Preto e região a realizar no dia 27 de junho de 2019, as duas primeiras cirurgias robóticas, em pacientes com câncer de próstata.

A Cirurgia Robótica se destaca, principalmente, pelos benefícios ao paciente: incisões menores; redução de dor e de sangramento; diminuição dos riscos de transfusão e infecção; e redução no tempo de internação no hospital. Na cirurgia convencional há mais troca de calor e perda de fluidos. Normalmente, o paciente fica 24 horas na UTI para recuperação, em seguida vai para o apartamento e recebe alta após 72h. Na cirurgia robótica, ele vai direto para o quarto e, habitualmente, pode ir para casa em 48 horas.

O robô possui quatro “braços”, um deles oferece a fonte de luz e os outros três os bisturis e demais equipamentos necessários. São esses instrumentos que mudam de cirurgia para cirurgia. Todas, porém, são conduzidas por um médico com formação específica para a tarefa.

“A Cirurgia robótica garante ainda mais vantagens aos usuários, como mais segurança, estabilidade, precisão nos procedimentos e riscos menores de sangramento. Aumentar a performance do cirurgião é uma vantagem do Da Vinci, pois ele propicia melhores movimentos durante o procedimento, chegando a 360° de rotação, e possibilita uma atuação mais precisa devido às imagens Full HD em 3D, que permitem ao médico avaliar melhor a anatomia dos vasos e estruturas”, destaca Pedro Palocci, presidente do Grupo São Lucas.